terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eu fui - parte II


Dia 29 embarquei no ônibus especial Santos Dummont-Cidade do Rock, via Linha Amarela. Sem filas, sentada.

Cheguei por volta das 17h. Vi um show (sem saber de quem) na Rock Street, Joss Stone no Palco Sunset, comi um sanduíche caseiro e ainda consegui comprar pipoca Funny Pop e Coca Cola, quase sem enfrentar fila. Um fim de tarde perfeito. Depois fui para o Palco Mundo prestar meu tributo à Legião Urbana.


Ouvir o Bonfá cantando “Teatro dos vampiros” me fez chorar. A voz do Bonfá + Dado + OSB me comoveram mais que o coro de artistas e plateia em “Pais e filhos”. Achei esse final piegas, dispensável.

Assisti a Janelle Monáe (gostei!), fui ao banheiro durante a Ke$ha, curti o Jamiroquai embora tenha achado o repertório do show meio repetitivo, e voltei ao meu camarote vip no gramado artificial. Dali só levantei quando começou o show mais esperado da noite.

Não reconheci as primeiras músicas. Mas Stevie é rei, por mim pode cantar até gugu-dadá que vou achar lindo. Nem todos pensam assim... O fato é que houve uma debandada após alguns minutos de show. Quem estava lá na frente não percebeu, e talvez não se note pela TV, mas o povo da retaguarda registrou. Não pude deixar de pensar: ainda bem que ele não está vendo. Só uma coisa a dizer para quem saiu cedo: que se rasgue arrependido vendo pedaços do show no YouTube e nas reprises do Multishow!

Vieram Garota de Ipanema e Você abusou. Depois, com uma voz tão bonita e redonda quanto no início da carreira, Stevie cantou parte da trilha sonora da minha vida (literalmente, porque Stevie começou a fazer sucesso quando eu tinha um ano de idade...). Fiquei até o fim, e cheguei em casa às 4:30h. da manhã.

Esse relato poderia terminar aqui, porém ainda preciso falar do meu 3º dia de RiR. Minha escolha foi meio circunstancial, já disse. Gosto do Coldplay, mas confesso não saber os nomes de mais do que três músicas da banda; as letras, então, não sei mesmo, só um refrão (aquele...) e olhe lá! Sempre fui assim, suponho que seja típico da "minha geração": durante o show do Elton e do Stevie Wonder, quase ninguém canta como a galera mais nova (quem algum dia soube a letra, a essa altura já esqueceu, e quem parece que está cantando, hummm, pode desconfiar).

Bem, no meu último dia de RiR 2011 (ainda pretendo ir a outros, percebeu?), cheguei na Cidade do Rock no final do Jorge Drexler (por quem tenho muita simpatia). Gostei da parceria do Zeca Baleiro com Lokua Kanza. Perdi quase todo o show do Frejat, porque o show do Erasmo e do Arnaldo Antunes no Palco Sunset atrasou. Estava tão bom aquele som dos dois no pôr de sol que, quando acabou, fiquei de bobeira por ali, sentada perto das lanchonetes. Do Sunset não dava pra ouvir o som do Palco Mundo (milagre da engenharia), e só me toquei quando vi o grande movimento de pessoas em torno do palco principal.

Segui para o Mundo, assisti aos últimos acordes do Frejat. Veio o Skank, e comecei a me sentir deslocada, como se tivesse entrado na festa errada. Era cedo, os ônibus especiais só sairiam a partir das 22h. Então fiquei fazendo hora na Rock Street e depois...

Sim, peguei o primeiro ônibus que saiu do RiR com destino ao Santos Dummont e fui... ver o Coldplay no conforto do meu lar. :)

6 comentários:

  1. Fui no lendário RIR 1985, no dia do B52, se não me engano. Confesso que o que mais ficou na lembrança foi o lamaçal onde os pés afundavam e mau cheiro. Mas valeu.
    Estou cogitando a possiblidade de ir em 2013,pra ver rock mesmo. Se o Steve voltar, beleza! Ele é mesmo wonderful!

    ResponderExcluir
  2. Também me lembro da lama (fui nos dois shows do Queen e no dia do Yes). Acho que peguei a lama no segundo show do Queen, mas os shows foram tão maravilhosos que nem registrei o lado ruim. ;)

    ResponderExcluir
  3. Fui ao RiR 2001 e 2011. Fui e fiquei até o final em ambos. Em ambos, tb escolhi 2 dias.
    Já q vc falou sobre a sua geração, acho q a nova geração parece apenas querer fazer parte dos eventos, porém com um envolvimento superficial. Talvez, por isso, tenham saído antes do fim do show do Steve Wonder.
    Tive a mesma sensação de deslocamento diante da pirralhada mal educada e extremamente drogada, mas fiquei pra ver o show do Coldplay. Foi legal. Não mais q isso. Acho q vc foi mais esperta indo pra casa.
    Meu arrependimento foi ter optado pelo Coldplay ao invés de ir ao show do Tears for fears... :-(

    ResponderExcluir
  4. Também perdi o "Tears for fears" :( (fora do RiR, não?).

    ResponderExcluir
  5. Adorei este texto, está bem descrito e me dói na alma o que você passou pelos dois, minhanossa! Não te fez falta uma companhia, dia nenhum? É difícil encontrar alguém que tenha nossos gostos musicais, não é?
    Parabéns pelo blog, Mary, adorei!

    ResponderExcluir
  6. Fez falta, sim, Monique, principalmente no 3º dia (cheguei a encontrar um primo e seu filho adolescente, mas logo me perdi deles).
    Obrigada pelo comentário! Beijos.

    ResponderExcluir